PERFECTUM - Engenharia de Avaliações

Avaliação patrimonial

Laudo para ajuste de avaliação patrimonial

Avaliação patrimonial de bens industriais

Avaliação de plantas e complexos de instalações industriais

Avaliação pattrimonial de bens móveis

Avaliação patrimonial de equipamentos médico-hospitalares

Avaliação patrimonial de imóveis

Avaliação de prédios, terrenos e benfeitorias


A Avaliação Patrimonial é um procedimento realizado com a finalidade de identificar os valores dos bens móveis, imóveis e intangíveis que integram o patrimônio da entidade. É um processo estabelecido em normas de Engenharia de Avaliações e deve ser feito sempre que se apresente a necessidade, por exigência da lei ou por deliberação administrativa, para fins de gestão e controle patrimonial da empresa

☏ Fale conosco
Fale conosco Facebook Ícone Instagram Twitter Whatspp

O que são bens patrimoniais passíveis de serem avaliados

São reconhecidas como bens todas as coisas que têm utilidade ou que são objeto de um direito, como a seguir se define:

  • Bem: Coisa suscetível de utilização, que tem valor ou que pode ser objeto de direito, que integra um patrimônio;
  • Bem tangível: Aquele que pode ser identificado materialmente (por exemplo: imóvel, equipamento, matérias-primas);
  • Bem intangível: Que não pode ser identificado materialmente (por exemplo: fundo de comércio, marcas e patentes);
  • Patrimônio: conjunto dos bens, direitos e obrigações economicamente apreciáveis, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.

Na organização empresarial, bens são tudo que servir de elemento a uma empresa ou entidade para a formação do seu patrimônio e para a produção direta ou indireta do seu lucro.

No campo do direito, um bem é coisa, corpórea ou incorpórea, da esfera econômica ou moral (imóvel, móvel, direito, ação, crédito etc.), suscetível de uma apropriação legal; tudo aquilo que é propriedade de alguém também pode ser entendido de modo análogo.

Por que fazer uma avaliação patrimonial da empresa?

A administração eficiente de uma organização empresarial tem como um dos seus pilares a gestão e o controle patrimonial, dado que a sua capacidade de produzir resultados depende diretamente dos investimentos que faz nos meios de produção. Assim sendo, é natural que avaliações sejam feitas regularmente para que as demonstrações do balanço patrimonial se façam com base nos valores reais de todos os ativos. Como se sabe, a realização de um investimento na aquisição de um imóvel, máquina, equipamento ou instalação, pressupõe o retorno de benefícios futuros que serão usufruídos durante um tempo determinado, que denominamos vida útil. No decurso desse período da vida, o bem se deprecia e o seu valor de mercado para venda decai em relação ao preço de reposição, aproximando-se do seu valor residual. É neste contexto que o serviço de avaliação patrimonial para fins contábeis e gerenciais se faz necessário para que os gestores e acionistas tomem ciência do valor justo do seu patrimônio e dele possam usufruir ou dispor de forma consciente.

Avaliação do patrimônio líquido da empresa para fins gerenciais e contábeis

Identificação do valor justo dos elementos do ativo imobilizado - certificação do valor de mercado de máquinas, instalações e bens industriais para ajuste de avaliação patrimonial a valor presente de acordo com a legislação. São passíveis de serem avaliados todos os elementos reconhecidos como ativos imobilizados e intangíveis e o laudo de avaliação patrimonial deve ser elaborado para identificar o valor justo de cada elemento, móvel, imóvel ou intangível que integra o patrimônio da empresa, de acordo com as finalidades estabelecidas nas normas vigentes, atendendo às exigências da legislação.

A necessidade de fundamentar as demonstrações contábeis no balanço patrimonial, suportando o cálculo do valor justo do patrimônio líquido da empresa, conduz a administração a recorrer aos serviços especializados de uma empresa de Engenharia de Avaliações e Perícias sempre que verificar que há inconsistências dos registros contábeis em relação aos valores de mercado dos ativos reconhecidos no imobilizado.

Neste contexto, a nossa empresa, estabelecida desde 2002, tem ampla vivência na elaboração de laudos de avaliação para gestão e controle patrimonial, processo judicial, garantia e penhora, entre outras demandas. Pautamos a nossa atividade profissional pelos princípios da ética e da legalidade, empenhando toda nossa capacidade no propósito de oferecer serviços diferenciados em termos de fundamentação, precisão e qualidade dos laudos que emitimos.

Empresa de Engenharia de Avaliações especializada em avaliação patrimonial

  • Avaliações patrimoniais com precisão, fundamentação, qualidade e responsabilidade técnica multidisciplinar;
  • Avaliação patrimonial de terrenos, benfeitorias, máquinas e instalações de empresas para cumprir os requisitos das normas de contabilidade e as determinações da legislação societária;
  • Identificação dos valores de mercado dos ativos reconhecidos na conta do ativo permanente imobilizado e emissão de laudo para fins judiciais e extrajudiciais de acordo com as Normas de Engenharia de Avaliações publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Avaliação do patrimônio das empresas para as resoluções de sociedades: fusão, cisão, incorporação, dissolução e outros eventos;
  • laudos para ajuste de avaliação patrimonial contábil de acordo com a Lei 6.404 de 15/12/1976 e alterações incluídas pela Lei 11.638 de 28/12/2007.
  • Avaliação de imóveis, propriedades e benfeitorias, jazidas minerais, máquinas, veículos, aeronaves, terrenos e instalações comerciais, entre outros;
  • Avaliação do patrimônio realizada por engenheiros peritos avaliadores em conformidade com as normas NBR 14653 da ABNT em atendimento aos requisitos legais.
Saiba mais sobre os nossos serviços de avaliação patrimonial de empresas: