PERFECTUM - Engenharia de Avaliações

Avaliação de imóveis comerciais, industriais e residenciais

Serviços de Engenharia de Avaliações e Perícias conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Avaliação de imóveis para constituir prova de valor de bens ou direitos imobiliários.




Avaliação de imóveis para garantia, venda ou aluguel


Avaliação de imóvel comercial

Avaliação de imóveis comerciais - prédios, salas e lojas

Avaliação de imóvel urbano residencial

Avaliação de prédios, casas e apartamentos residenciais

Avaliação de imóveis e bens industriais

Avaliação de imóveis industriais - terrenos, prédios e galpões



Laudo de avaliação para prova de valor do imóvel

☏ Fale conosco
Fale conosco
Ícone Instagram Twitter WhatsApp Avaliação de imóveis .PDF



Avaliação de imóvel urbano para garantia e penhora

Serviços técnicos de avaliação de imóveis para determinação do valor de mercado do aluguel, para os casos de locação do imóvel, valor para venda ou de liquidação forçada para garantia e penhora.

Avaliação de imóveis urbanos residenciais, dos imóveis comerciais ou de edificações especiais, emissão de laudo com finalidade judicial com o objetivo de constituir prova de valor de imóveis tais como prédios, salas e lojas comerciais, áreas de terras, incluindo galpões industriais e benfeitorias.

Avaliação de imóveis para garantia e penhora, compra e venda, aluguel, inventário e partilha de bens ou processo judicial, conforme normas NBR 14.653- da ABNT;

Avaliação de imóveis e definição de valor de mercado e de liquidação forçada para garantia de financiamento de imóvel urbano constituído de terreno, galpão, benfeitorias e instalações industriais;

Somos empresa de Engenharia de Avaliações constituída por engenheiros peritos avaliadores especializados em avaliação de imóveis. Nossa empresa está presente no mercado desde 2002, operando em todo o Brasil na prestação de serviços de Engenharia de Avaliações e perícias imobiliárias, avaliação de imóveis e de outros bens e direitos para atender requisitos legais.



Avaliação de imóveis especiais dos diversos tipos e usos permitidos pela legislação

Avaliação de imóveis urbanos comerciais dos tipos sala comercial, andar corrido, prédio comercial, loja e outros destinados a usos considerados especiais como, por exemplo, os postos de gasolina, cinemas, teatros, hotéis e assemelhados que não podem ser avaliados pelo método direto comparativo de dados de mercado. Além dessas hipóteses, é possível que surja a necessidade de realizar uma avaliação para desapropriação em razão do interesse público, quando também seria recomendável o tratamento especial em função do seu destino, considerando que avaliação de imóveis pressupõe situaçao, finalidade e data.

Avaliação de galpão industrial, prédios, áreas de terrenos e instalações industriais.

Avaliações de bens patrimoniais de empresas, certificação de valores de mercado e de liquidação forçada de bens móveis e imóveis, se for o caso de alienação fiduciária, quando exigido pela instituição financeira, em se tratando de penhora com hipoteca tendo o bem móvel ou imóvel avaliado como garantia.

Graus de precisão e fundamentação da avaliação de imóveis

Conforme a metodologia utilizada, o perito avaliador deverá cumprir as recomendações contidas nas normas, assegurando-se de que o documento emitido possa receber a classificação de laudo de avaliação e se enquadrar no grau I, II ou III de precisão e fundamentação, segundo o rigor técnico empregado na sua elaboração.

Caso contrário, na hipótese de descumprimento de algum requisito, o documento não será considerado laudo, podendo ser classificado como parecer técnico de avaliação ou laudo restrito, sem a fé pública conferida ao documento completo, conforme definições da norma.

O grau de fundamentação e precisão da avaliação deverá ser estabelecido a priori entre as partes contratante e perito avaliador de imóveis, pois dele dependem o volume e a complexidade do trabalho e, consequentemente, os honorários profissionais do perito. Rotineiramente, não havendo especificação prévia do grau, fica subentendido o Grau I, no mínimo.

Tratando-se de avaliar imóvel para determinar quanto vale o seu aluguel, com finalidade judicial ou extrajudicial, os requisitos a serem atendidos em cada caso estão descritos no item 9.0 da Norma ABNT NBR 14.653-2/2011 e a especificação do grau de precisão e fundamentação alcançado é obrigatória se requerida pelo contratante.


Avaliação de terrenos e benfeitorias

O laudo completo, elaborado por avaliador profissional a fim de determinar o valor de um bem imóvel ou de um direito imobiliário, pode ser exigível em diversas oportunidades, destacando-se, por exemplo, os processos judiciais nas ações renovatórias ou revisionais dos contratos de locação, assim como nos inventários e partilhas, ações de execução e de reintegração de posse, dentre outros processos.

O laudo deve ser elaborado em fiel observância e cumprimento da legislação, em consonância com a conjuntura do mercado imobiliário, sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado e tecnicamente capacitado, a fim de assegurar ao contratante a necessária fé pública nas instâncias do poder público, não se sujeitando a questionamentos por erros, falhas ou omissões na sua elaboração em desacordo com as normas vigentes.

A escolha da metodologia adequada ao fazer uma avaliação de imóveis é muito importante, pois, dentre outros aspectos, seleciona o método possível de ser utilizado para realizar os cálculos avaliatórios.

Sempre que seja possível, o método preferencial deve ser o comparativo de dados de mercado, por ser o mais preciso, mas essa escolha está condicionada à existência de elementos similares na região, além de outras condicionantes, com as quais precisa também que se tenha muito cuidado, sendo sempre necessário justificar as escolhas e os pressupostos assumidos em função das mesmas.

Avaliar bens de terceiros é atividade que envolve responsabilidades, sujeitanto o avaliador às penas da lei por dolo ou má-fé e por erro ou omissão na confecção do laudo. Em certas circunstâncias, se você precisa apenas saber quanto vale o seu imóvel, uma opção é procurar os préstimos de um corretor de imóveis atuante no mercado imobiliário, o que pode ser suficiente para atender às suas necessidades, quando você precisa saber apenas de uma estimativa do valor de mercado para venda do seu imóvel residencial ou comercial.

Entretanto, quando se tratar de avaliar um imóvel com o objetivo de constituir prova de valor junto às instituições do poder público, a melhor alternativa é contratar o serviço de uma empresa de avaliação de imóveis especializada para avaliar o seu imóvel.


Avaliação de imóveis para constituir prova técnica de valor

O laudo elaborado em conformidade com as normas é um documento de engenharia e a sua exigibilidade, incluindo grau de precisão e fundamentação, depende da finalidade. Quem pode avaliar imóveis e emitir laudo técnico de avaliação cumprindo as recomendações das normas ABNT NBR 14.653- são os profissionais de engenharia ou de arquitetura e urbanismo regularmente inscritos nos respectivos conselhos de classe. Os corretores de imóveis podem emitir o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica) dos imóveis residenciais e comerciais, porém, tratando-se de aeroportos, estádios, hidrelétricas, pontes e viadutos que, dentre outros, também são imóveis passíveis de serem avaliados, os corretores de imóveis não estão habilitados para tal. Você pode contar com a nossa disponibilidade na eventual necessidade de avaliação imobiliária para fazer prova de valor do seu imóvel.

Para o atendimento aos casos de avaliação com precisão, fundamentação e qualidade a composição do laudo de avaliação do imóvel deve atender aos requisitos e postulados das normas da ABNT e da legislação vigentes, a fim de assegurar ao documento a fé pública necessária para o fim a que se destina.

Para fazer uma boa avaliação de um imóvel e ter mais segurança quanto ao resultado, veja os métodos de avaliação admitidos para determinar o valor do imóvel, que estão definidos em normas ABNT. Preferencialmente, recomenda-se consultar o mercado imobiliário para conhecer as práticas adotadas pelas pessoas na região em que se insere o imóvel para ter uma ideia real das condições em que se realizam os negócios. Um corretor de imóveis também pode ser uma ótima fonte de informações do mercado imobiliário. Dependendo do número de clientes do corretor de imóveis, ele vai poder contribuir com grande volume de informações úteis.

Elementos formadores de valor a serem considerados ao avaliar um imóvel urbano ou rural

Para avaliar um imóvel, tendo em vista constituir prova de valor do mesmo, é necessário levar em conta os elementos que influenciam a formação dos preços e que, obrigatoriamente, devem ser levados em consideraderação.

Na maior parte das vezes, elementos tais como localização, estado de conservação, dimensões, relevo e topografia são importantes, porém, por si só, não são determinantes. Em algumas oportunidades, existe mais algum detalhe fundamental que o engenheiro perito avaliador deve observar. Além disso, algumas particularidades do imóvel podem contribuir para formar o seu preço e, por isso, não podem deixar de ser considerados, devendo-se fazer constar, na parte do laudo que trata da descrição e caracterização do imóvel, todos os elementos que, de alguma forma, contribuíram para a formação do valor, exercendo alguma influência sobre as estimativas de preços do terreno e benfeitorias. Esse é o melhor caminho que leva ao melhor resultado.
Continuação: elementos formadores de valor





Se preferir, acesse a íntegra deste documento no formato PDF

Home E-Mail Topo