PERFECTUM - Serviços de Engenharia

Como fazer o inventário patrimonial em três etapas

Planejamento, levantamento físico, conciliação e planilhamento

Inventário patrimonial e avaliação dos bens móveis e imóveis de empresas

Inventário patrimonial de unidade hospitalar

Inventário patrimonial e avaliação de hospital

Invetário de mobiliário de escitórios

Avaliação patrimonial de bens móveis de empresa

Inventário de máquinas agrícolas

Inventário físico e avaliação patrimonial de empresa agrícola

☏ Fale conosco
Fale conosco Facebook Ícone Instagram LinkedIn WhatsApp

O inventário patrimonial é um levantamento detalhado de todos os bens de uma entidade, seja ela uma empresa ou órgão público, com o objetivo de identificar, localizar, avaliar e controlar os ativos imobilizados que compõem o patrimônio.
É um procedimento essencial para a gestão patrimonial da entidade, auxiliando na tomada de decisões, no controle financeiro e no cumprimento de obrigações legais.

O inventário patrimonial assegura aos gestores as informações importantes necessárias para a administração dos recursos materiais, envolvendo o levantamento físico e registro contábil de todos os bens móveis e imóveis de uma organização, incluindo informações como:

Três etapas para fazer o inventário patrimonial de bens móveis:

  1. Planejamento do inventário:
    Na fase de planejamento devemos definir quais itens serão incluídos na conta do "Ativo Imobilizado", dias e horários possíveis para inspeção dos bens a fim de não interferir nas atividades da organização, dimensionamento da equipe de inventário etc.
  2. Levantamento físico:
    É a fase de "trabalho de campo", em que cada item será identificado por meio de placa de patrimônio (será afixada, caso ainda não tenha), examinado quanto à sua utilidade e estado de conservação (Novo, Bom, Regular, Ruim) e feitas as anotações dos dados pertinentes;
  3. Registro dos ativos:
    Conciliação do inventário patrimonial e elaboração das planilhas que servirão para alimentar o sistema de controle patrimonial. Habitualmente são entregues planilhas em Microsoft Excel que são exportadas para o sistema utilizado para controle do patrimônio.

Para identificar os bens patrimoniais, podem ser utilizadas etiquetas de identificação ou placas de patrimônio, que podem ser feitas de vinil, poliéster, alumínio anodizado ou aço inoxidável.

Serviços de inventário patrimonial de bens móveis e imóveis

O nosso serviço de inventário patrimonial identifica e organiza os bens da sua empresa possibilitando um controle patrimonial eficiente e preciso, que assegure tomadas de decisões baseadas em informações atualizadas.

São examinados, identificados e relacionados os itens que compõem os seguintes grupos de bens, reconhecidos nas principais Contas do Ativo não circulante Imobilizado, que incluem os itens de valor significativo, segmentados nos seguintes grupos principais:

  1. Máquinas, Equipamentos e Instalações;
  2. Móveis e Utensílios;
  3. Bens de Informática;
  4. Veículos;

Metodologia para fazer o inventário físico dos bens móveis

A metodologia para realização do inventário patrimonial dos bens móveis compreende três etapas, cujos detalhes estão apresentados a seguir.

Cabe ressaltar que são procedimentos que podem ser adaptados ou alterados no decorrer da execução do serviço, visando uma melhor adequação às necessidades do trabalho, conforme a atividade econômica do cliente.

Primeira etapa: Planejamento do inventário

O planejamento das atividades do inventário patrimonial deve ser formalizado considerando as seguintes fases:

  1. Inspeção prévia geral dos setores da empresa, visando:
    • Classificação dos diferentes grupos e subgrupos de bens (centros de custos);
    • Definição da forma como os bens serão identificados. Podemos utilizar etiquetas de papel com o número patrimonial manuscrito ou plaquetas de patrimônio adesivas de alumínio ou aço inoxidável;
    • Definição e contato com os responsáveis pelos setores principais, que ficarão encarregados de acompanhar a equipe inventariante durante o processo de arrolamento dos bens patrimoniais.
  2. Reunião com o Setor de Contabilidade com o objetivo de ajustar os parâmetros do inventário
    • Relacionar os bens em “contratos de comodato”, “leasing”, bens de terceiros e outras situações, delimitando o conjunto de bens, que são de fato, propriedades do contratante;
    • Definir se será usado o piso contábil como nível para determinar os bens que serão listados e identificados ou outro nível de valor ou de representatividade física;
    • Separar os bens que não serão incluídos no controle patrimonial em razão da relação “custo x benefício”, por estarem danificados ou obsoletos ou de baixo valor.

Segunda etapa: Execução do inventário físico

O processo de execução do inventário físico compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

Inicialmente deverá ser efetuado um planejamento do levantamento no setor ou departamento em conjunto com o responsável (Chefe, Gerente etc.) em função das atividades do setor ou departamento, de forma a não prejudicar o seu funcionamento.

Iniciadas as inspeções:

  • Afixar a plaqueta ou etiqueta de identificação no bem;
  • Registrar em campo próprio da planilha de levantamento: o número de identificação da plaqueta, a descrição detalhada do bem, localização (ou centro de custo), estado de conservação e as demais informações necessárias.

Terceira etapa: Planilhamento das informações – Resultado

Nesta etapa pode ser necessário fazer a conciliação do inventário patrimonial de bens móveis, ou seja: comparar a relação dos bens encontrados e identificados com a relação das respectivas notas fiscais de aquisição e emitir listagens separadas dos bens adquiridos e não encontrados e dos bens encontrados sem as correspondentes notas fiscais de compra.

Todas as informações apresentadas nas planilhas de levantamento serão transformadas em um único arquivo que servirá de base para a preparação do relatório final.

Esta base de dados deve ser entregue ao contratante em meio magnético contendo as seguintes informações:

  • Relação dos bens inventariados e identificados por setor ou departamento com a indicação dos códigos de referência de cada item e
  • Fotografias digitais em arquivo magnético de todos os itens inventariados, quando for o caso.

Avaliação Patrimonial, Perícias Imobiliárias e Assistência Técnica Judicial

  • Empresa de Engenharia de Avaliações especializada em inventário e avaliação patrimonial para fins de direito;
  • Engenheiros peritos judiciais com mais de vinte anos de atuação na interface Engenharia X Direito, prestando serviços de elaboração de laudos de engenharia para finalidade judicial e extrajudicial;
  • Profissionais filiados ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio de Janeiro (IBAPE-RJ) com amplo histórico de serviços prestados no segmento de Engenharia Legal;
  • Elaboração de laudo de avaliação para prova de valor de bem móvel ou imóvel objeto de penhora, execução, reintegração de posse e outras circunstâncias litigiosas, quando se tornar exigível a comprovação de valor do bem envolvido;

Solicite orçamento para fazer o inventário patrimonial da sua empresa


Clientes Topo