PERFECTUM - Engenharia de Avaliações

Avaliação de imóveis

Serviços especializados de engenharia de avaliações e perícias
Vistoria e avaliação de imóveis residenciais, comerciais e industriais
Laudo técnico elaborado com graus de precisão e fundamentação conforme normas técnicas da ABNT

Avaliações de imóveis e Perícias de Engenharia na Construção Civil

Elaboração de laudo técnico de avaliação de imóveis urbanos - terrenos e benfeitorias - para fins de direito. Vistoria de imóveis e laudo cautelar para antecipação de prova pericial - Assistência Técnica nas ações judiciais envolvendo bens imobiliários, seus custos, frutos e direitos

Fale conosco Facebook Google+ WhatsApp Avaliação de imóveis .PDF
Prédio comercial

Imóveis comerciais - prédios, salas e lojas

Galpão industrial

Terrenos, prédios, galpões, áreas e instalações industriais

Imóveis residenciais

Imóveis residenciais - casas e apartamentos


Laudo de avaliação de imóvel - Prova de valor de um bem imóvel

Avaliação de imóveis urbanos - terrenos e benfeitorias, edificações ou construções das diversas tipologias e vocações dos segmentos comercial, industrial ou residencial atendendo aos requisitos legais dos casos de ações judiciais, hipotecas, garantias e penhoras, alienação e dação em pagamento, dentre outras finalidades.

Elaboração de laudo de avaliação do aluguel para certificar o valor para locação ou arrendamento de imóveis urbanos residenciais, comerciais ou industriais.

Avaliação patrimonial de imóveis e bens móveis para finalidades legais nos eventos de incorporação, fusão, cisão ou dissolução de sociedades, como exigido pela legislação.

Laudo de avaliação de imóvel comercial para locação - definição do valor do aluguel e antecipação de prova pericial para ingresso de ação renovatória ou revisional do contrato de locação. Consulte-nos quando da necessidade de laudo de vistoria de imóveis para antecipação de prova técnica pericial, locação ou venda.


Avaliação de imóvel residencial, comercial ou industrial para garantias e penhoras

Elaboração de laudo de avaliação de imóveis com a finalidade de identificação do valor de mercado para venda ou locação de terrenos e benfeitorias das edificações residenciais, comerciais ou industriais. Avaliação de casas, apartamentos, prédios, chácaras, sítios ou lotes e áreas incluindo instalações e galpões industriais.

Avaliação de imóveis comerciais dos tipos sala comercial, andar corrido, prédio comercial, loja e outras unidades imobiliárias destinadas a serviços, tais como postos de gasolina, cinemas, teatros, hotéis e assemelhados.

Avaliação dos imóveis urbanos das diversas tipologias para definição do valor de mercado para venda e valor de liquidação forçada, quando exigido pelas instituições financeiras, nos casos de alienação fiduciária por hipoteca tendo o imóvel como garantia.

Laudo de avaliação de imóvel caracterizado como documento de Engenharia, elaborado por engenheiros de avaliações peritos avaliadores conforme normas da ABNT que regulam as avaliações de imóveis e de outros bens e direitos, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no CREA conforme exigências judiciais e fiscais para atender às diversas demandas legais nos casos de dação em pagamento, valor para efeitos de seguro, valor de liquidação forçada ou de venda forçada, quando se tratar laudo de avaliação do imóvel para alienação, garantias e penhoras.

Graus de fundamentação e precisão do laudo de avaliação

Conforme a metodologia utilizada na elaboração do laudo de avaliação de imóveis, o perito avaliador deverá cumprir as recomendações técnicas contidas nas normas, assegurando-se de que o documento emitido possa receber a classificação de laudo de avaliação e ser enquadrado nos graus I, II ou III de fundamentação precisão, segundo o rigor técnico empregado na sua elaboração. Caso contrário, na hipótese de descumprimento de algum requisito técnico, o documento não será considerado laudo de avaliação, podendo ser classificado como parecer técnico ou laudo restrito, sem a fé pública conferida ao laudo técnico completo, conforme normas da ABNT. O grau de fundamentação e precisão deve ser estabelecido a priori entre as partes contratante e perito avaliador, pois dele dependem o volume e a complexidade do trabalho e, consequentemente, os honorários profissionais do perito. Rotineiramente, não havendo especificação prévia do grau de precisão e fundamentação, fica subentendido o Grau I, no mínimo. Quando se tratar de avaliar imóveis urbanos residenciais, comerciais ou industriais, os requisitos a serem atendidos em cada laudo estão descritos no item 9.0 da Norma ABNT NBR 14.653-2/2011 e a especificação do grau de fundamentação e precisão da avaliação é obrigatória quando requerida pelo contratante.

Responsabilidades técnica e civil na prestação de serviços de avaliação dos bens imóveis

Avaliação de imóveis é atividade que envolve responsabilidade técnica do engenheiro de avaliações perito avaliador junto ao CREA da circunscrição local. Imprescindível nas avaliações de imóveis tendo como finalidade o cumprimento de exigências legais, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), instituída pela Lei Nr. 6.496, de 7 de dezembro de 1977, é obrigatória e assegura ao contratante que o laudo de avaliação foi elaborado por profissional devidamente habilitado, o qual responderá criminalmente por eventuais danos causados a terceiros por culpa ou dolo na execução dos serviços de avaliação contratados

Ética e legalidade em engenharia de avaliações

Praticamos o princípio da ética e da legalidade na emissão de laudos de qualquer natureza. Pautamos a nossa conduta pelos postulados dos códigos de ética profissional do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (antigo Instituto de Engenharia Legal - (IEL) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Limitamos as nossas ações ao âmbito da nossa habilitação profissional e não assumimos contratos para os quais não estejamos tecnicamente capacitados a executar conforme os limites das normas técnicas e jurídicas. Os laudos de avaliação emitidos são documentos de propriedade do cliente, sobre os quais asseguramos absoluto sigilo.



Laudo técnico de avaliação de imóveis urbanos residenciais, comerciais e industriais

Exigíveis nos processos judiciais, nas ações de reintegração de posse, renovatórias ou revisionais dos contratos de locação, assim como nos inventários e ações de execução, os laudos de avaliação de bens imóveis são elaborados em fiel observância e cumprimento da legislação, sob responsabilidade técnica e civil de profissional legalmente habilitado e tecnicamente capacitado, a fim de assegurar ao contratante a necessária fé pública nas instâncias dos poderes constituídos, não se sujeitando a questionamentos por erros, falhas ou omissões na sua elaboração em desacordo com as normas técnicas vigentes.

Definição de bens imóveis

O Código Civil Brasileiro define bens imóveis como sendo:

Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.

Art. 80. Consideram-se imóveis para os efeitos legais:

I - os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram;

II - o direito à sucessão aberta.

Art. 81. Não perdem o caráter de imóveis:

I - as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local;

II - os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.

São as seguintes as normas brasileiras da ABNT que estabelecem os procedimentos para avaliações dos bens imóveis:

NBR 14653-1 - Avaliação de bens - Parte 1: Procedimentos gerais;

NBR 14653-2 - Avaliação de bens - Parte 2: Imóveis urbanos e

NBR 14653-3 - Avaliação de bens - Parte 3: Imóveis rurais

Composição do laudo técnico de avaliação imobiliária conforme normas ABNT

As necessidades de avaliar um imóvel se apresentam como demandas de origens diversas. Há quem pretenda avaliar o imóvel porque tem a intenção de vender ou alugar e há quem necessite avaliar o imóvel para cumprir requisitos legais, quando o laudo de avaliação é exigido como prova de valor do bem imóvel. Para o atendimento aos casos da segunda hipótese, a composição do laudo de avaliação imobiliária deve contemplar os postulados das normas técnicas e da legislação vigentes a fim de assegurar ao documento a fé pública requerida para o evento.

Na avaliação de imóvel com cunho oficial, os elementos que influenciam a formação do valor do imóvel, devem ser obrigatoriamente considerados pelo perito avaliador. Nos trabalhos de elaboração do laudo de avaliação de imóveis, elementos tais como localização, dimensões, relevo e topografia são importantes, porém, por si só, não são determinantes. O engenheiro de avaliações perito avaliador deve observar, além dos fatores essenciais, aqueles outros definidos na norma como formadores de valor, a fim de fazer constar, na parte do laudo que trata da descrição e caracterização do bem imóvel avaliando, todos os elementos que, de alguma forma, contribuíram para a formação do valor final do imóvel, exercendo alguma influência sobre as estimativas de preços do terreno e benfeitorias. Continuação: elementos formadores do valor do imóvel



Se preferir, acesse a íntegra deste documento no formato PDF no link Avaliação de imóveis

Home Fale conosco Topo